domingo, 13 de abril de 2014

Do Universo Negro em Mim (Brisa Aziz)

Para as minhas pretas

O universo, negro que só ele,
me presenteia diariamente
e quando eu menos espero.

Às vezes as coisas me chegam de graça.
Às vezes eu pago na raça,
          na luta
no tempo despendido em desenrolar
metragens de fios de terminações nervosas.

Na falta de calma.

No emprego de uma força bruta
que jorra do fundo da alma.

          "pulsando por cada poro
          exalo minha negritude
          à flor da pele"

E o Universo me presenteou
quando eu menos esperava: 
          Me estendeu o couro por cima das pedras,
          Espraiou sua negritude por todas minhas terminações.
          Me deu "Integridade".

--------------------------------------------------------------------------

INTEGRIDADE
(poema de Geni Mariano Guimarães)

"Ser negra.
Na integridade
calma e morna dos dias.

Ser negra,
De negras mãos,
De negras mamas,
de negra alma.

Ser negra, negra.
Puro Afro sangue negro,
Saindo aos jorros por todos os poros. "

Nenhum comentário: